RSS

Índice de reeleição no País atinge 66,8%

26 fev

Reportagem publicada originalmente no O Estado de São Paulo, em 25 de outubro de 2008. Pesquisa indica satisfação dos eleitores com administrações.

 

Dos 3.357 prefeitos que concorreram à reeleição em todo Brasil, 2.245 foram reeleitos no primeiro turno. O índice, de 66,8%, é o maior desde as eleições de 2000, as primeiras que os prefeitos puderam disputar um novo mandato. Segundo a Confederação Nacional dos Municípios, em 2000, foram reeleitos 58% dos prefeitos. A pesquisa revela que em janeiro de 2009, 59% dos prefeitos vão estar no primeiro mandato e 41% serão reeleitos, a menor diferença registrada até hoje – o índice de renovação sempre foi maior que o de reeleição.

A pesquisa da CNM constatou que a avaliação positiva da administração pelo eleitor teve influência no voto. “Avaliamos a gestão com base em 14 indicadores, principalmente em termos de responsabilidade fiscal e resultados sociais dos gastos públicos. Concluímos que, em 60% dos casos de reeleição houve melhoria nesses indicadores”. “A relação é bem direta: onde houve essa melhoria, o prefeito foi reeleito”. O aumento foi proporcional à avaliação positiva das administrações.

 

Índice das cidades catarinenses: 62,5%

Anúncios
 
Comentários desativados em Índice de reeleição no País atinge 66,8%

Publicado por em 26/02/2009 em Uncategorized

 

Tags: , ,

Os comentários estão desativados.

 
%d blogueiros gostam disto: