RSS

Pesquisa eleitoral, empate técnico

26 fev

É considerado empate técnico quando a diferença entre os candidatos encontra-se dentro das margens de erro das pesquisas, ou seja, há superposição dos respectivos intervalos de confiança. Este mesmo raciocínio também vale para dizer se uma eleição acabará ou não no primeiro turno.

 

Exemplo, o candidato do PT tem 27% e o do PP 30%. A margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos e o intervalo de confiança de 95%. O candidato do PT está entre 24% e 30% e o do PP entre 27% e 33%. Perceba a superposição dos resultados (24%, 25%, 26% (27%, 28%, 29%, 30%), 31%, 32% 33%). Existindo a superposição, pode-se dizer que existe um empate técnico entre os dois candidatos.

 

O candidato do PT tem 38% e a soma dos demais candidatos 35% e a margem de erro é de 3 pontos percentuais. Não se pode afirmar que a eleição terminará no primeiro turno, pois a diferença entre o índice do primeiro colocado e a soma dos demais está dentro da margem de erro da pesquisa. Para poder afirmar que uma eleição acabará no primeiro turno, a diferença entre a intenção de voto do primeiro colocado e a soma das demais candidaturas deve ser superior à margem de erro da pesquisa.

Anúncios
 
Comentários desativados em Pesquisa eleitoral, empate técnico

Publicado por em 26/02/2009 em Uncategorized

 

Tags: ,

Os comentários estão desativados.

 
%d blogueiros gostam disto: