RSS

Estratégias de Persuasão em eleições majoritárias

27 fev

Artigo científico produzido no Laboratório de Pesquisa em Comunicação Política e Opinião Pública do IUPERJ, os autores Marcus Figueiredo é coordenador e Alessandra Aldé, Heloisa Dias e Vladimyr Jorge são pesquisadores. O objeto central dessa análise tem sido os cenários políticos midiáticos e o discurso televisivo dos candidatos. Neste blog, apresentaremos um resumo dessas idéias.

 

“Ganha quem conseguir persuadir a maioria”.

 

No debate eleitoral, os candidatos empregam uma retórica cuja argumentação é de natureza ficcional. Visando convencer os eleitores, todos constroem um mundo atual possível, igual ou um pouco diferente do mundo atual real, e com base nele projetam um novo e bom mundo futuro possível. A estrutura dessa argumentação tem duas vertentes: “o mundo atual está ruim, mas ficará bom”, ou “o mundo atual está bom e ficará ainda melhor”. A transição de mundos reais para possíveis pode ser feita por dois caminhos: o da dedução lógica e o da lógica da inferência interpretativa das condições físicas ou sociais de uma sociedade. Este segundo caminho, na construção de mundos possíveis, é típico da argumentação política e, especialmente, da retórica de campanhas eleitorais, nas quais a contextualização ou a interpretação da história, dos fatos e das condições sociais são a matéria-prima do discurso eleitoral.

 

A lógica da competição eleitoral exige da campanha a seguinte estrutura: descrever um mundo atual, que melhor represente as condições sociais em que as pessoas vivem e persuadir a todos; descrever um mundo futuro, desejável para a maioria do eleitorado e persuadir as pessoas, isto é dizendo que a situação melhorará; a melhor maneira de se construir esse mundo futuro é fazendo isso ou aquilo; a única garantia de que será realizado é através do candidato do grupo ou do partido ao qual está ligado. Um discurso com essa estrutura se constitui na retórica da persuasão eleitoral, que nada mais é do que argumento da campanha. 

Anúncios
 
Comentários desativados em Estratégias de Persuasão em eleições majoritárias

Publicado por em 27/02/2009 em Uncategorized

 

Tags: , , , , ,

Os comentários estão desativados.

 
%d blogueiros gostam disto: