RSS

Brasil recua e agora é 60º no ranking de uso de tecnologia no mundo

03 mar

O Brasil aparece no 60º lugar do ranking do ICT Development Index , estudo da  Internacional Telecommunications Union (UIT) , regredindo seis posições em relação à lista de 2002.

O estudo combina 11 indicadores (acesso à tecnologia e uso) em um índice que é usado como ferramenta de benchmarking para avaliar o acesso e o uso de tecnologias de informação e comunicação em 154 países de todo o mundo. Os resultados comparam dados de 2007 e de cinco anos atrás, para analisar a evolução de cada nação.

Entre as maiores economias da América Latina, a Argentina e o Chile são as nações com melhor desempenho, respectivamente no 47º e 48º lugar do ranking. Além de perder posições, o Brasil teve ganhos relativamente pequenos, totalizando apenas 0,93 pontos em cinco anos. O tímido crescimento deve-se tanto ao uso quanto ao acesso à tecnologia, analisa o estudo da UIT, que ressalta a taxa de penetração de telefonia celular de 63%.

Ainda na região das Américas, os Estados Unidos caíram seis lugares, ocupando a 17ª posição no estudo em 2007. Apesar de apresentar evolução nos índices de uso e acesso, os EUA ainda não atingiram o nível de penetração de tecnologias da informação e de comunicação de países europeus.

Por exemplo, nos Estados Unidos, 62% das donas de casa tinham acesso à internet em 2007, contra 79% da Suécia, que ocupa a primeira colocação do ICT Development Index em 2007 e também em 2002.

O Canadá também perdeu 10 posições e passa a ocupar o 19º lugar no ranking mais recente, pelos mesmos motivos dos norte-americanos.

Os países que ocupam os 10 primeiros lugares da lista da UIT, como aqueles que mais oferecem acesso a tecnologias são Suécia, Luxemburgo, Hong Kong, Islândia, Holanda, Suiça, Alemanha, Dinamarca, Macau e Reino Unido.

Ter, 03 Mar – 08h30

Anúncios
 
Comentários desativados em Brasil recua e agora é 60º no ranking de uso de tecnologia no mundo

Publicado por em 03/03/2009 em Uncategorized

 

Tags:

Os comentários estão desativados.

 
%d blogueiros gostam disto: