RSS

Relação entre mídia e política

06 mar

A relação entre mídia e política deve ser analisada como produto de nossa época histórica, onde predomina uma sociedade centrada nos meios de comunicação, que modifica comportamentos, constrói representações e estabelece novas configurações na democracia. Neste sentido, a democracia centrada nos meios provoca alterações nas instituições e na prática política dos governantes, dos partidos políticos e dos políticos de modo geral. Agora todas as ações políticas, campanhas eleitorais e propagandas políticas são articuladas com o conhecimento de que a mídia ocupa um papel fundamental na sociedade contemporânea. A ascensão dos especialistas em comunicação, em pesquisas de opinião pública e em estratégias de comunicação é o resultado desse período de centralidade dos meios e, principalmente, do peso da televisão, enquanto fonte geradora de informações e construtora de representações políticas.

O desenvolvimento da Comunicação Política no Brasil é produto do processo de redemocratização e do reconhecimento da importância da mídia nesse processo histórico, e será exatamente com as eleições diretas para presidente da República em 1989 que esses estudos ganharão destaque. Quais as conseqüências de uma democracia centrada nos meios de comunicação? A tendência à desideologização da política e dos partidos políticos se acentua e esses começam a exercer um grande poder sobre a seleção e nomeação dos candidatos, privilegiando a personalização da política em detrimento dos programas partidários e das ideologias. Os partidos centram esforços na televisão e existe agora uma tendência a valorizar mais as estratégias que levem ao êxito eleitoral.

 

Neste sentido é essencial o estudo desses meios como construtores das formas simbólicas que influenciarão a nossa concepção da política e dos políticos. A mídia é uma das responsáveis pela construção de representações sociais e de candidaturas nos diferentes processos eleitorais e desempenha um papel fundamental para a divulgação e o entendimento dos temas que farão parte da agenda política, desde aquela traçada pela esfera federal até a municipal. A partir desses primeiros estudos, compreende-se que o sistema político deve ser analisado incorporando a avaliação dos impactos que os meios de comunicação de massa fazem recair sobre a política e a sociedade e que a Comunicação Política é um empreendimento interdisciplinar.

 

Artigo publicado na Revista Aurora

 

Vera Chaia – Professora do Departamento de Política e do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais e pesquisadora do Neamp (Núcleo de Estudos em Arte, Mídia e Política) da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Anúncios
 
Comentários desativados em Relação entre mídia e política

Publicado por em 06/03/2009 em Uncategorized

 

Tags: , ,

Os comentários estão desativados.

 
%d blogueiros gostam disto: