RSS

O canal Nickelodeon divulgou seu estudo a respeito do que crianças e adolescentes pensam sobre moda, estilo, roupas e marcas.

12 mar

O canal Nickelodeon criou um relatório mensal batizado Kaleidoscope dedicado a divulgar informações sobre tendências de comportamento, interesses e contexto cultural dos pre-adolescentes e adolescentes. As informações se referem à garotada americana, mas a partir delas podemos refletir sobre os garotos e garotas brasileiros. Segundo o relatório:

 

– As palavras ‘moda’ e ‘estilo’ tem compreensões distintas. Moda lembra supermodels, passarelas, roupas de grife. Estilo, por outro lado, se refere a uma conexão emocional. “Quase todos os participantes da pesquisa concordam que estilo é uma representaçao deles mesmos – uma maneira de se comunicar com os amigos e os adultos”.

 

– Para as garotas, estilo começa com as roupas, mas está em tudo – sapatos, acessórios para o cabelo, bijuterias e bolsas. Para os garotos, estilo se resume a roupas e tênis.

 

– Aos 8 anos, as crianças começam a se preocupar com a aparência e o que estao vestindo. O papel da mãe como pessoa que escolhe o que vestir cai para 2o plano e é quase inexistente quando as crianças se tornam adolescentes.

 

– Quando chegam aos 10 anos, as crianças, especialmente as meninas, começam a pensar no visual como um tudo e fazem compras já com uma imagem na cabeça de como será o look total.

 

– O cabelo é parte importante do estilo e para as garotas mais velhas chega a ser mais importante que as roupas.

 

– Quando perguntados diretamente, os garotos (de 8 a 12), dizem que não se preocupam com o estilo pessoal. Mas outros dados da pesquisa indicam um cenário diferente – 46% deles realmente se preocupam com o assunto.

 

– As garotas sao mais capazes do que os meninos de definir seus estilos – casual, super feminina etc.

 

– Quase todos os pesquisados expressam a necessidade de serem originais entre seus amigos e outros da mesma idade. Ser original pode significar comprar um item de uma marca popular ou uma peça que seja realmente diferente do que todos estão usando. A maioria dos entrevistados não gosta de ser imitada por outros (não quer ter seu estilo copiado).

 

– As meninas são mais impressionáveis pelos estilos das celebridades, pelas lojas e pelos amigos. Mas quando chegam à adolescência, rompem com isso e vao explorar sua individualidade.

 

– Meninos e meninas respondem que o fator mais importante na escolha de roupas é que elas sejam “confortáveis”. Mas a pesquisa indica que, na verdade, a pricipal preocupação é “Será que estou bem?”

 

– Marcas de roupas e acessórios mobilizam as garotas. São uma maneira de criar ou manter vínculo com as amigas. Para os garotos, a tendência é criar vínculos com base em outros fatores que nao a moda.

 

A pesquisa feita com a garotada americana diz que as meninas começam a pensar em compras por volta dos 10 anos. Elas se interessam tanto por comprar efetivamente, como por ‘hanging out at the mall’ (passear com as amigas no shopping). Os garotos, por seu lado, acham que ‘shopping’ é para as garotas e significa apenas estar nos malls. ‘Buying’ é outra coisa, significa realmente o ato da compra.

 

Os meninos compram mais com base na necessidade e em geral estao acompanhados pelas maes. Nem sempre eles gostam da experiência da compra, mas sabem bem o que querem. As garotas, por outro lado, gostam das compras como um programa – ver as vitrines, escolher, encontrar amigas nas lojas etc. Como os meninos, elas estao em geral acompanhadas das mães.

 

Quando perguntados, meninos e meninas dizem que marcas não são importantes, mas outros dados da pesquisa indicam que 71% dos garotos e 68% das garotas acham que elas são sim.

 

Os meninos frequentemente precisam de uma experiência pessoal com uma marca antes de se tornarem fieis. As meninas normalmente experimentam ou compram em função da reputação de uma marca. Elas costumam usar os nomes das marcas quando falam de seus acessórios – “a minha bolsa tal” ou “as minhas botas xyz”. Curiosamente, o mesmo nem sempre acontece quando elas falam de suas roupas.

 

Para as crianças e adolescentes, jeans, moletons com capuz, tênis e t-shirts estao entre os itens favoritos para compra. Segundo a pesquisa, sao especialmente populares entre a garotada de 6 a 14 as camisetas com frases de humor ou slogans – e também camisetas que expressem seus interesses e experiências. São peças que servem para puxar conversa e para passar uma mensagem aos outros sobre si mesmos.

 

Leia primeira estapa:

http://www.kidscreen.com/research/pdf/NickelodeonKaleidoscopeJan09.pdf

 

Leia segunta estapa: http://www.kidscreen.com/research/pdf/NickelodeonKaleidoscopeFebMar09.pdf

 

Por Elisa Araujo/ http://criancasemidia.blogspot.com/

Anúncios
 
Comentários desativados em O canal Nickelodeon divulgou seu estudo a respeito do que crianças e adolescentes pensam sobre moda, estilo, roupas e marcas.

Publicado por em 12/03/2009 em Uncategorized

 

Tags: , , ,

Os comentários estão desativados.

 
%d blogueiros gostam disto: