RSS

Perfil do consumidor de luxo no Brasil

14 mar

A Ipsos, multinacional francesa de pesquisa, e o Luxury Marketing Council (LMC), organização internacional que reúne mais de 800 empresas associadas, representadas por presidentes e altos executivos de marcas líderes do mercado de luxo em todo o mundo, apresentam os principais resultados da pesquisa “Perfil do consumidor de luxo no Brasil”.

O objetivo deste estudo é entender melhor o perfil e o comportamento do consumidor, o mercado e os diferentes conceitos de luxo no Brasil, além de tratar de aspectos como a fidelidade com as marcas, as próximas tendências do mercado de luxo e o que busca o consumidor deste tipo de produto. Para tanto, foram realizadas 800 entrevistas com homens e mulheres de 18 a 60 anos, de alto poder aquisitivo. Além da etapa quantitativa, o estudo foi composto também por discussões em grupo, desk research e análise semiótica, o que proporciona uma visão holística do cenário pesquisado.

A pesquisa revela que a apreciação do luxo é muito similar entre homens e mulheres, e também não varia significativamente com a idade (embora os mais jovens sejam levemente mais interessados em produtos de luxo). No entanto, nota-se que, quanto maior a renda do consumidor, maior é o seu entusiasmo com o luxo. Entre os resultados mais interessantes, um dos destaques é que, para os brasileiros, o luxo significa qualidade, mas também hedonismo e estilo; para 77% dos entrevistados, luxo é uma recompensa pessoal e uma maneira de viver com estilo e design; já para 71% é puro prazer, e um modo de expressar estilo e personalidade.

Os entrevistados também revelaram suas expectativas ao adquirir para si próprios um produto de marca de luxo. As respostas mostram que a qualidade e autenticidade estão em primeiro plano, seguidos por inovação, exclusividade e experiência especial. 88% esperam qualidade superior, 85% querem garantira autenticidade do produto, 80% buscam inovação, 78% querem desfrutar de serviços personalizados, 74% buscam viver uma experiência inesquecível e 64% buscam desfrutar de uma relação especial com a marca. Outro dado significante diz respeito aos produtos e serviços associados à palavra “luxo”. Sem surpresas, com 64% das citações dos entrevistados, os automóveis aparecem em primeiro lugar (para os homens, das oito marcas
mais citadas, quatro são marcas de carro). Na sequência, aparecem as roupas, com 49%, e jóias, com 33%.

O estudo também mostra quais são os itens para os quais os consumidores dão mais atenção ao país em que foi produzido. Os grandes campeões são as bebidas alcoólicas (75% dão muita atenção ao país de origem do champagne, 68% dos vinhos e 66% dos destilados), seguidas por automóveis (65%), relógios (60%) e perfumes (58%). Com relação às fontes de informação sobre produtos de luxo, o estudo mostra que o boca a boca é fundamental, em todas as categorias avaliadas. As dicas das pessoas próximas aparecem em primeiro lugar, à frente de comerciais, anúncios e catálogos.

Por fim, a pesquisa mostra que para os brasileiros, o luxo é inquestionavelmente europeu. A França permanece como um forte símbolo do luxo, mas países como Suíça, Itália e Alemanha também são muito valorizados pelos consumidores de produtos de luxo do País.

Portal da propaganda

Anúncios
 
Comentários desativados em Perfil do consumidor de luxo no Brasil

Publicado por em 14/03/2009 em Uncategorized

 

Tags: ,

Os comentários estão desativados.

 
%d blogueiros gostam disto: