RSS

O desafio da metrópole

28 mar

A busca da convivência harmoniosaCandido Malta Campos Filho é arquiteto, diretor da Urbe – Planejamento, Programação e Projetos, presidente da Sociedade dos Amigos dos Jardins Europa e Paulistano (Sajep) e diretor de planejamento do Movimento Defenda São Paulo.

Foi professor de planejamento urbano da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo e secretário de Planejamento da prefeitura paulistana de 1976 a 1981. É membro do Conselho da Empresa Municipal de Urbanização (Emurb) e desenvolve, em convênio com a Fundação para Pesquisa Ambiental, trabalho de consultoria técnica para estabelecer uma distribuição territorial mais equilibrada entre habitação e empregos. Desenvolve também serviços profissionais relativos à elaboração de planos de bairro para o distrito de Perus, no município de São Paulo.
Esta palestra de Candido Malta, com o tema “Zoneamento e transporte – Tecidos urbanos sustentáveis”, foi proferida no Conselho de Economia, Sociologia e Política da Federação do Comércio, Sesc e Senac de São Paulo, no dia 16 de outubro de 2008.
A cidade se desenvolve a partir de eixos estruturadores que são as estradas, em geral vicinais ou regionais, ao longo das quais o mercado vai criando as oportunidades para as pessoas se instalarem em loteamentos ou desmembramentos de propriedades agrícolas, sempre no entorno de um pequeno núcleo. A partir dessas vias estruturadoras o espaço se organiza, com as qualidades e defeitos que esse processo possa trazer. Essa é uma tradição portuguesa, com vias de penetração surgidas de uma lógica topográfica simples, em que se toma o caminho mais fácil de trilhar. Em geral buscam-se espigões, evitando fundos de vale, só os ultrapassando com pontes ou aterros quando absolutamente necessário. Sempre se procuram as vias e espaços mais secos, deixando os fundos de vale para ocupação posterior.

Leia mais:

http://sescsp.uol.com.br/sesc/frame_uol.asp?pag=revistas/pb/index.htm

 

Anúncios
 
Comentários desativados em O desafio da metrópole

Publicado por em 28/03/2009 em Uncategorized

 

Os comentários estão desativados.

 
%d blogueiros gostam disto: