RSS

O varejo brasileiro continua dando uma banana para a crise

23 jul

Empurrado pelo desejo dos consumidores de continuar comprando. A mais recente edição da Pesquisa Mensal do Comércio, divulgada ontem pelo IBGE, mostra que as vendas subiram em maio 0,8% em relação a abril. Isso pode parecer pouco, afinal, em maio há o Dia das Mães e é natural que as vendas sejam mais altas. Mas na comparação com maio de 2008 o crescimento chegou a 4%. O acumulado dos primeiros 5 meses do ano mostra aumento no volume de vendas da ordem de 4,4%.

Mais uma vez, quem puxou esse percentual para cima foram os supermercados, que venderam quase 7% mais que no ano passado. Também fizeram bonito as lojas de departamentos, óticas, joalherias, lojas de materiais esportivos e brinquedos, farmácias, drogarias e as de cosméticos.

Por outro lado, o comércio de roupas e calçados continua em trajetória descendente. De janeiro para cá a retração no volume já passou de 6%. Nao ajuda nada a elevação dos preços praticada por este setores – enquanto a inflação nesse começo de ano anda na casa dos 5%, os aumentos de roupas e calçados ficaram acima dos 7%. Surpresa mesmo foi a queda de 6,3% nas vendas de eletrodomésticos e móveis, apesar da redução de IPI promovida pelo governo.

Enfim, contrariando os pessimistas de plantão, o consumo das famílias continua em alta e as previsões para o 2o semestre são ainda melhores.

Por Luiz Alberto Mainho

Anúncios
 
Comentários desativados em O varejo brasileiro continua dando uma banana para a crise

Publicado por em 23/07/2009 em Uncategorized

 

Tags: ,

Os comentários estão desativados.

 
%d blogueiros gostam disto: