RSS

“A internet não vai mudar a política”

20 ago

Além dos tradicionais palanques, os candidatos que participarão das eleições no próximo ano se preparam para o embate no mundo virtual. A coordenadora e pesquisadora do Núcleo de Estudos em Arte, Mídia e Política (Neamp) da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP), professora Vera Chaia, alerta que a corrida já começou fora e dentro da internet, que será usada de forma intensiva por marqueteiros políticos e militantes.

Por outro lado, a cientista política pondera que há valorização exagerada da internet por parte do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ao limitar a campanha eleitoral online. Ela lembra que o acesso à rede mundial de computadores no Brasil, assim como a participação política dos cidadãos, é ainda restrito se comparado a outros países. “A internet não vai mudar a política brasileira”, diz a professora, que, nas eleições de 2006, se dedicou à análise das comunidades políticas na rede social Orkut.

Em seu pós-doutorado, pela Universidad Rey Juan Carlos, ela acompanhou, na Espanha, o uso da internet na disputa presidencial de março de 2008 na qual foi reeleito José Luiz Zapatero. A experiência resultou no projeto de pesquisa “Uso das novas tecnologias na ação política no Brasil e na Espanha”. Nesta entrevista à ISTOÉ, ela analisa as estratégias políticas na web.

Leia a entrevista: http://www.terra.com.br/istoe/edicoes/2073/a-internet-nao-vai-mudar-a-politica-segundo-especialista-baixo-145556-1.htm

Anúncios
 
Comentários desativados em “A internet não vai mudar a política”

Publicado por em 20/08/2009 em Uncategorized

 

Tags: , , ,

Os comentários estão desativados.

 
%d blogueiros gostam disto: