RSS

Dez tendências para 2012 (três)

04 dez

segundo texto desta série tratou da previsão do gartner group de que localização em mobilidade vai ser o segundo mais importante entre os serviços móveis em 2012. o primeiro, de que tratamos no primeiro post da série, é celular-como-dinheiro, a transferência generalizada de valores entre quaisquer celulares e não só de pessoas físicas [nós] para jurídicas [lojas, etc.].

segundo a galera do gartner, a terceira oportunidade de negócios móveis lá [ali] por 2012 vai ser…

3: Mobile Search
The ultimate purpose of mobile search is to drive sales and marketing opportunities on the mobile phone. To achieve this, the industry first needs to improve the user experience of mobile search so that people will come back again. Mobile search is ranked No. 3 because of its high impact on technology innovation and industry revenue. Consumers will stay loyal to some search services, but instead of sticking to one or two search providers on the Internet, Gartner expects loyalty on the mobile phone to be shared between a few search providers that have unique technologies for mobile search.

…busca móvel. a razão é simples: pense em todos os celulares [ou um grande número deles] na internet, no meio da rua e do tempo. celulares na web vão ter o mesmo efeito, em relação a PCs na rede, que voz móvel teve em relação to telefone físico, em casa ou no trabalho. as teles que o digam. ninguém quer falar com o telefone de alguém, mas com o tal alguém, razão pela qual quase ninguém mais liga para o telefone da casa das pessoas, mas sim, diretamente, pra pessoa. e as linhas físicas vão se tornando, no processo, relíquias da era de graham bell. até porque parece claro que toda a voz que circulará entre pontos fixos, na rede, vai rolar sobre o protocolo IP. isso, por acaso, já é verdade dentro das teles; ocorre que elas nos vendem voz, aqui fora, como se tempo –e não pacote- fosse.

agora se imagine na web, com banda acima do razoável [alguns megabit por segundo] e uma conta que não vá levar seu saldo para o vermelho só porque você usa a rede intensamente enquanto está se movendo. vai demorar um pouco, mas é questão de tempo. pouco. segundo o gartner, em 2012 já vai ser o suficiente para busca móvel ser muito importante como impacto nas tecnologias usadas para busca [como um todo] e nas receitas da indústria e, muito provavelmente, a ponto dos hábitos de busca móvel contaminarem o uso dos sistemas fixos de busca. na prática, como passamos muito mais tempo usando celulares do que laptops ou desktops, os primeiros vão acabar definindo meus modos de uso da web muito mais do que os segundos.

não dá pra precisar daqui a quanto tempo isso vai acontecer, mas que vai, é certo. 2012 pode ser cedo em mercados como o brasil, mas europa, ásia [coréia, japão…] podem estar no ponto ou já com serviços consolidados. o modelo padrão de navegação a partir de busca atende pelo nome de SFO, que vem a ser o código do aeroporto de san francisco e também a sigla para Search-Find-Obtain, ou procurar-encontrar-obter. no modo móvel, teríamosmSFO, onde o problema e as soluções ficam bem mais interessantes e, certas horas, complexas. tudo depende do que o “S” e as outras letras [e os sistemas que as realizam, na nuvem…] sabem sobre você.

se você estiver num grande aeroporto que acaba de fechar por causa da chuva [meu caso em CGH, ainda agora] e perguntar por “café”, um modomSFO bem feito não só diria onde estão os cafés do aeroporto [tudo bem que em congonhas não é difícil achar] mas, dependendo do “S” a quem você perguntou, poderia ser o caso de haver vouchers de desconto pra você [e sua rede social…] se encontrarem num certo café. e este, claro, é só um exemplo, baseado no uso pessoal de serviços móveis.

seu carro e o “GPS” -na verdade, a inteligência embarcada no veículo- podem fazer coisas do outro mundo usando o mesmo modelo, como achar, automaticamente [dependendo da escassez de combustível no tanque…] dentre todos os postos de gasolina que estão perto da rota entre pontos A e B pela qual você trafega agora, aqueles onde vai ser mais barato abastecer ou onde, em função de conhecimento sobre suas preferências, você será melhor atendido. e dirigir você pra lá, precedendo a ação com o anúncio de que você vai ficar no seco, na rua, se não for direto para o posto P que se anuncia na tela.

mSFO vai ser muito importante para a internet das pessoas. e pode vir a ser, em prazo não muito longo,ainda mais importante para a internet das coisas, que está vindo por aí. é esperar pra ver.

Por Terra Magazine/ Silvio Meira

Anúncios
 
Comentários desativados em Dez tendências para 2012 (três)

Publicado por em 04/12/2009 em Uncategorized

 

Tags:

Os comentários estão desativados.

 
%d blogueiros gostam disto: