RSS

Classes CDE superam AB na internet

11 fev

Nao deveria ser nenhuma surpresa para quem acompanha notícias de economia. Mesmo para quem acompanha o desenvolvimento dos numeros da audiencia do ‘meio’ nos ultimos anos – “A soma das classes C, D e E já supera as classes A e B em número de pessoas com acesso”, informou o Ibope em uma apresentaçao feita ontem em Sao Paulo. Assim como acontece em relaçao à renda, também na internet as classes A e B estao sendo ultrapassadas – desde 2008. De acordo com o Ibope, mais da metade das pessoas com acesso à internet, em regioes metropolitanas, sao das classes C, D e E. A diferença ainda é pequena – CDE somam 51,6% e AB somam 48,4%, mas pelo gráfico mais abaixo é possível ver a mudança que vem ocorrendo nesses anos. E o universo do qual a pesquisa está falando chega hoje a 66,3 milhoes que usam a rede em casa, no trabalho ou em locais públicos. Mas o que isso quer dizer?

Quer dizer que a ‘cara’ da internet brasileira está mudando e quem produz conteúdo ou quem cuida da comunicaçao online das marcas precisa, no mínimo, reconhecer isso. Nao me espantaria se, em pouco tempo, começarem a aparecer agências de publicidade especificamente online especializadas na classe C :- ) 

E o que mais dizem os números do Ibope? Que na classe A, 14% acessam a internet usando o celular (6% na classe B, 2% na C e 1% na DE). O acesso mobile (por celular, pda ou smartphone) serve primeiramente para receber e enviar emails (27%), depois para ler notícias (23%). O ecommerce aparece no fim da lista, com 4%.

Sejam usuários da classe A, C ou E, o fato é que sao 66,3 milhoes de pessoas (com mais de 10 anos), um grupo quantitativamente respeitável, nao é mesmo? E, no entanto, embora tenha crescido 14% em relaçao a 2008, a internet representou apenas 2,8% do total dos investimentos publicitários em 2009.

Por Blue Bus

Anúncios
 
Comentários desativados em Classes CDE superam AB na internet

Publicado por em 11/02/2010 em Uncategorized

 

Os comentários estão desativados.

 
%d blogueiros gostam disto: