RSS

Fármacia do Futuro

02 mar

Olá, pessoal, resolvi escrever esse post, pois andei refletindo muito sobre o segmento farmacêutico nesses dias. Com as novas tendências de consumo e sua busca por produtos que envolvem prevenção, qualidade de vida, necessidade de bem-estar, dentro da categoria de naturais, orgânicos e sustentáveis, ou seja, nesse movimento que felizmente se agrava dia-a-dia com as mudanças climáticas, juntamente com a RDC 044, me parece evidente que a farmácia tenha que se tornar a referência de bem-estar, qualidade de vida e saúde para o consumidor moderno.
Existe hoje na Europa e EUA um movimento muito grande que vem respondendo a essa necessidade de consumo. Sejam indústrias como Phillips, que têm lançado produtos eletroeletrônicos para ajudar a acalmar o stress, a melhorar a energia da casa ou do próprio ser humano, sejam em lojas que vendem não só esses tipos de produtos, como Resonance ou como a Kiria, mas que, além disso, vendem o serviço dentro do seu ponto-de-venda. Nesse tipo de PDV, são trabalhados, por exemplo, massageadores de todos os tipos, desde os elétricos até os manuais, oferecendo ao mesmo tempo os óleos de massagem e livros para informar/ formar o consumidor.

Resonance – Paris

No Brasil, o que vemos que mais se aproxima deste movimento de qualidade de vida são as lojas de produtos naturais, como a rede Mundo Verde, que trabalha simultaneamente com alimentação e chás naturais, produtos de cromo e aromaterapia, etc.
A minha pergunta é: para a farmácia que vende saúde, previne e cura doenças, qual é o melhor caminho? Pensando nisso, resolvi listar categorias que poderiam ser pequenos universos de venda dentro deste segmento, por exemplo: arte de viver, saúde alternativa, nutrição, envelhecendo com saúde, etc. Esse é só um exercício de categorias, podemos elaborar muitas outras. O importante é compreender que esse é um movimento que aparentemente não tem volta. Ele deverá se consolidar dia-a-dia. Então, nesse momento de reflexão do canal Farma seria no mínimo interessante dedicar um espaço deste ponto-de-venda para trabalhar as tendências de consumo.
Dentro da RDC 044, está claro que produtos correlatos à saúde podem ser vendidos dentro da farmácia. Ora, senhores, o que mais está correlato à saúde que suplementos alimentares, produtos para aliviar o stress, produtos para prolongar a vida, para rejuvenescer e, inclusive, curar as pessoas da forma mais natural possível? Dito isto, não quero dizer que concordo com a RDC 044. Muito pelo contrário, acho que o indivíduo deve ter o direito de escolha do que lhe convém, pois acredito na total capacidade do ser humano de definir qual é o melhor analgésico para si mesmo, assim como avaliar os polivitamínicos propostos para definir qual está mais adequado ao seu caso. Sendo assim, o ideal é que a farmácia do futuro pudesse propor informação de qualidade ao consumidor, permitindo-lhes prevenir e manter sua saúde, assim como curar suas doenças.
Vamos refletir sobre essas novas tendências.
Até breve, amigos!

Postado por Simone Terra – Shopper View – 01/03/2010
Por Mundo Marketing

Anúncios
 
Comentários desativados em Fármacia do Futuro

Publicado por em 02/03/2010 em Uncategorized

 

Tags: ,

Os comentários estão desativados.

 
%d blogueiros gostam disto: