RSS

Como os líderes mundiais usam o Twitter?

09 abr

Aproveitando que estamos em ano de eleição, divido com vocês um relatório que encontrei sobre como governantes estão atuando nas mídias sociais. Que a internet foi parte fundamental no sucesso da campanha de Obama todo mundo já sabe, mas o Real Leaders Tweet analisa como as mídias sociais estão ajudando chefes de Estado a mudar a forma como seus governos se comunicam, engajando a população.

Desenvolvido pelo Digital Policy Council, braço de pesquisas da Digital Daya, uma consultoria americana que tem a missão de ensinar governos e grupos relacionados a usar as novas plataformas digitais para criar uma imagem pública mais positiva e moderna, o relatório mostra que, dos 164 países das Nações Unidas, 24 têm seus representantes nas redes sociais.

Segundo o estudo, “governos sábios e seus líderes se voltaram para as mídias sociais para se conectar com os eleitores“. O trabalho mostra que eles usam o microblog para dar informação, expor, defender e debater suas políticas de governo. Um dado interessante: 21 dos 24 países em que líderes ou agências usam o Twitter são democracias estáveis, o que representa 84%. O trabalho deixa claro, no entanto, que a comunicação na web 2.0 não é uma exclusividade das nações ocidentais e nem mesmo a democracia é um pré-requisito para o seu uso.

O estudo ressalta que os líderes democratas buscam o engajamento da sociedade através da rede, enquanto países com regime monarquista ou que passam por instabilidade política preferem usar as redes para informar a população. O trabalho mostra entre exemplos de líderes no Twitter o Sheik Mohammed, em Dubai, e a rainha Rania, na Jordânia. Rania, que tem 1,2 milhão de seguidores, foi elogiada ao comentar no Twitter, em vez de esconder, que perdeu vários integrantes da equipe de resgate no terromoto do Haiti. A consultoria acredita que o uso do Twitter por líderes para fins de informação e engajamento da população sobre suas questões de Governo continuará a crescer, embora reconheça que determinadas nações continuarão tentando controlar o uso e acesso às redes sociais. Veja aqui o relatório na íntegra.

Obs: Falando sobre o uso das redes para política, vamos fazer aqui no iDigo o curso “Campanha Política na Web – O que considerar na hora de montar sua plataforma digital”  , no dia 14 de Maio, no Rio de Janeiro . E até esta sexta-feira (dia 9) está rolando um concurso cultural, em parceria com o Nós da Comunicação , para dar uma vaga gratuita e outras duas com desconto de 50% para quem melhor responder a pergunta:  ’Como a internet pode ajudar a aproximar os políticos do eleitorado? O curso se divide em quatro módulos (em um total de 8 horas): O modelo Obama; Redes Sociais – aliadas nas campanhas; O uso do mobile nas campanhas políticas; Os benefícios do marketing de busca.

Anúncios
 
Comentários desativados em Como os líderes mundiais usam o Twitter?

Publicado por em 09/04/2010 em Uncategorized

 

Tags: , ,

Os comentários estão desativados.

 
%d blogueiros gostam disto: