RSS

O acerto da média: conjunto das pesquisas revelou tendências com precisão

20 set

Vista em perspectiva, mostrou-se precisa e oportuna a média móvel que reuniu as pesquisas de intenção de voto dos quatro institutos que registraram e divulgam sondagens sobre a corrida presidencial. Ela revelou as principais tendências da eleição até agora e deixou em segundo plano as divergências entre os institutos. Ao aplainar picos e vales, a média mostrou os movimentos mais consistentes das intenções de voto nos candidatos.
Os dois primeiros gráficos abaixo mostram as curvas da disputa de duas maneiras diferentes. O primeiro gráfico registra os movimentos por vezes erráticos das pesquisas de todos os institutos colocados lado a lado. Aqui ficam evidentes as discrepâncias em pesquisas com datas de campo próximas, principalmente no período de empate técnico entre Dilma Rousseff (PT) e José Serra (PSDB), entre maio e fim de julho.

(clique na imagem para ampliar)
O segundo gráfico mostra apenas a curva média dos quatro institutos. Como se pode ver, ele elimina as variações bruscas e falsas trocas de liderança entre os dois ponteiros, mostra com precisão o momento, no início de agosto, em que Dilma começa a se distanciar de Serra e, mais recentemente, a leve reação de Marina Silva, a queda constante de Serra e a parada no crescimento de Dilma.
Pode-se dizer que esse gráfico antecipou o que acabou acontecendo após o início do horário eleitoral, quando as diferenças de metodologia dos institutos deixou de fazer diferença e os seus resultados convergiram para exatamente as mesmas curvas.


(clique na imagem para ampliar)
O terceiro gráfico é a representação dos votos válidos de Dilma Rousseff (PT) na média dos quatro institutos. Uma espécie de “turnômetro”, ele mostra a probabilidade de a eleição presidencial terminar já em 3 de outubro. Quanto mais longe a curva vermelha estiver da linha preta central, maior a chance de a eleição não ter segundo turno. Ele já mede os efeito (ou a falta dele) do caso da violação de sigilos fiscais de tucanos, mas não o eventual impacto eleitoral da demissão da ministra Erenice Guerra da Casa Civil.


Por OESP/Jose Roberto Toledo

Anúncios
 
Comentários desativados em O acerto da média: conjunto das pesquisas revelou tendências com precisão

Publicado por em 20/09/2010 em Uncategorized

 

Tags:

Os comentários estão desativados.

 
%d blogueiros gostam disto: