RSS

Mobilidade urbana e posse de veículos: análise da PNAD 2009

14 dez

A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) (BRASIL, 2010) é realizada anualmente pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e retrata as características gerais da população brasileira. Ao longo dos 42 anos de realização, essa pesquisa se tornou um dos principais instrumentos de avaliação das condições de vida dos brasileiros residentes no País, destacando-se neste trabalho a análise das variáveis
ligadas às condições de mobilidade da população tratadas na PNAD.

O padrão de mobilidade urbana no Brasil vem se alterando bastante nos últimos anos com o aumento acelerado da taxa de motorização da população. Os reflexos sobre o transporte urbano são evidentes, caracterizados principalmente pelo aumento do tráfego nas vias das cidades e conseqüente aumento das situações de congestionamento.

A PNAD trata dessa questão utilizando duas variáveis principais: a posse de veículos privados nos domicílios e o tempo de percurso casa-trabalho dos trabalhadores que realizam esse percurso de forma direta. Além dos resultados de 2009, utilizaram-se como base comparativa os dados da PNAD 2008, permitindo avaliar o comportamento desses indicadores no período considerado.

Os itens abaixo apresentam os principais resultados e cruzamentos realizados, considerando essas duas variáveis como foco de análise.

Leia mais:

Anúncios
 
Comentários desativados em Mobilidade urbana e posse de veículos: análise da PNAD 2009

Publicado por em 14/12/2010 em Uncategorized

 

Tags:

Os comentários estão desativados.

 
%d blogueiros gostam disto: