RSS

Mulheres são responsáveis por maior mercado consumidor do Brasil

14 mar

Crescimento profissional feminino impulsiona economia do País; lazer e estética estão entre os produtos mais consumidos.

As mulheres brasileiras movimentam mais de R$ 1,3 trilhão em bens e consumo, e já são consideradas o maior mercado consumidor do Brasil. Tendo isto em vista, os sites de compras coletivas estão privilegiando este público em suas ofertas, e têm nas brasileiras seu maior alvo.

Uma pesquisa online feita pelo Sophia Mind Pesquisa e Inteligência de Mercado, com cerca de 14 mil mulheres de todas as regiões do Brasil, aponta que 54% poupam nada ou muito pouco e apenas 4% guardam mais de 1 terço da renda durante um ano, ou seja, elas são donas dos próprios bens, mas não sabem guardar dinheiro.

A pesquisa também tentou descobrir quais gastos evitáveis ou opcionais mais consumem o dinheiro delas. Por faixa etária, os resultados apurados apontam que 34% das mulheres de até 25 anos possuem itens de moda (roupas, sapatos e acessórios) como principal gasto. Entre as mulheres de 26 a 30 anos, os gastos com saídas se equiparam aos gastos com moda, enquanto que mulheres com idade acima de 30 anos gastam a maior parte de seu dinheiro com produtos e serviços para casa.
Outro dado apontado pela pesquisa é que 89% das mulheres estão insatisfeitas principalmente com serviços financeiros (28%), atrás apenas de planos de saúde (38%) e fitness e cuidados com o corpo (29%). Um exemplo desta transformação do mercado é que a 15 anos atrás 22% dos domícilios brasileiros eram chefiado pelas mulheres, hoje este número subiu para 35%.

Se por um lado o mercado consumidor feminino no Brasil não para de crescer, por outro este número ainda não se reflete nos sites de compras coletivas, predominantemente masculino (53,8% dos usuários entre 25 e 34 anos). Nos Estados Unidos (país de origem do mercado de compra coletiva) as mulheres dominam completamente este mercado. Embora os números no Brasil não sejam tão predominantes, 25% das ofertas em sites de compras coletivas são voltadas exclusivamente para o público feminino.

Para conquistar esse público, o site O Barato da Cidade promete continuar investindo em ofertas que possam despertar o interesse das mulheres, como tratamentos em clínicas de estética, descontos em lojas e promoções em bares e restaurantes, que serão predominantes nas ofertas do site em março, segundo o diretor comercial do site, Henrique Campagnolli.

Para o executivo, o público feminino é beneficiado no site com pelo menos uma oferta exclusiva por semana e que, para entender melhor o universo feminino, sua equipe de vendas é formada em sua maioria por mulheres. “Em todas as cidades onde atuamos, a equipe de venda é quase toda formada por mulheres. Elas são mais detalhistas e exigentes, o que qualifica nossas promoções e parcerias comerciais” finaliza Campagnolli.

Por Sophia Mind

Anúncios
 
Comentários desativados em Mulheres são responsáveis por maior mercado consumidor do Brasil

Publicado por em 14/03/2011 em Uncategorized

 

Tags: , ,

Os comentários estão desativados.

 
%d blogueiros gostam disto: