RSS

Marketing

21 mar

A pesquisa de marketing é o principal meio de compreender o ambiente, não apenas para alterar o mix atual, mas para identificar oportunidades sobre os gostos, necessidades, rendas, estilos de vidas e hábitos de compra de diferentes consumidores para tomada da decisão da sua empresa.

Os estudos de mercado auxiliam as decisões de marketing.

As empresas orientadas para o marketing estão mais preparadas para se adaptar de forma a ir de encontro com as novas necessidades da sociedade. A rapidez na comunicação e os acontecimentos sociais estão provocando mudanças de atitudes, idéias e paradigmas com a mesma velocidade.

O papel da pesquisa no sistema de marketing é entender, sem julgar, estas transformações. Hoje, ela é fundamental na observação do comportamento do consumidor.

Os consumidores podem ser diferenciados de acordo com as ocasiões em que sentem uma necessidade, compram ou usam um produto: segundo os diferentes benefícios que buscam em um produto; segmentados em grupos de não-usuários, ex-usuários, usuários potenciais, novos usuários e usuários regulares de um bem; segmentados em termos de uso: pequeno, médio ou grande usuários de um bem ou por padrões de lealdade.

É preciso ir ao encontro dos consumidores, distribuidores, ou seja, estar próximo do mercado, intelectualmente e fisicamente.

Os tipos de estudos:

Segmentados – estudam nichos de mercado, através de levantamentos periódicos com o objetivo de monitorar a evolução do segmento: bens de alto consumo; duráveis; entretenimento.

Estágio de vida – estudam os diferentes grupos de consumidores com o objetivo de monitorar hábitos e atitudes: classe social; gênero; faixa etária.

Estudos para comunicação

O consumidor é o cara que compra, influencia e forma opinião.

O desafio da comunicação é identificar corretamente o público-alvo, elaborar mensagens e selecionar os melhores canais para multiplicar seus efeitos que tem como objetivo informar, persuadir o cliente e lembrá-lo permanentemente da existência de um produto, de uma marca e da empresa.

A propaganda tem que dar vida e personalidade às marcas e estimular todos os sentidos do consumidor com o objetivo de envolvê-lo e gerar identificação com o produto.

Os estudos voltados especificamente para atender estes objetivos são aqueles que analisam as reações do consumidor em relação à propaganda e seus efeitos: avaliação de campanha; pré-testes; recall (medindo a informação que permanece após a exposição de um anúncio); intenção de compra (verifica a capacidade de um comercial gerar intenção de compra e atitudes favoráveis à marca) e likability (identifica o quanto o consumidor gosta de um anúncio).

A comunicação eficaz é fundamental para a criação da consciência da marca.

Estudos sobre satisfação

A satisfação é o resultado de uma comparação de expectativas pré-compra com os resultados percebidos pelo cliente, uma avaliação relativamente duradoura e um grande indicador de retorno para as empresas.

Satisfação, retenção e lealdade. As emoções têm papel fundamental na decisão do consumidor.

A satisfação é uma reação emocional seguida de uma experiência relacionada à expectativa (sentimento). È comum a confusão entre satisfação e qualidade, mas qualidade (julgamento) não é equivalente à satisfação (atitude).

Satisfazer os consumidores para a manutenção do negócio é normalmente uma prioridade na estratégia de marketing.

Quanto maior o conhecimento sobre o mercado-alvo, maior será a facilidade em conquistar a lealdade deste consumidor, quanto maior for essa capacidade, mais apropriado será o produto, o preço, a distribuição e a estratégia promocional.

Portanto, quem consegue oferecer um pacote de benefícios (práticos e emocionais) e custos menores (seja monetário, de tempo, energia e psicológicos), consegue entregar mais valor ao cliente e oferecer maior satisfação.

Anúncios
 
Comentários desativados em Marketing

Publicado por em 21/03/2011 em Uncategorized

 

Os comentários estão desativados.

 
%d blogueiros gostam disto: