RSS

Publicidade: um estudo sociológico dos padrões femininos

22 out

Partindo dos princípios já largamente difundidos de que a escola é um espaço privilegiado de discussão e promoção da cidadania, e de que a adolescência é um período em que a auto-estima é um desafio, ampliar o repertório histórico e cultural dos jovens pode contribuir para que eles construam suas identidades de forma mais crítica. A propaganda busca associar os desejos e valores morais do público-alvo ao produto que pretende vender, e, portanto, é um bom indicativo da mentalidade desse grupo específico. Como exemplo, campanhas publicitárias podem ser utilizadas como fontes num trabalho de análise do discurso socialmente dominante em relação à mulher ocidental.

Refletir a respeito das representações de gênero nos meios de comunicação não é novidade, e, além disso, todos possuem experiências a compartilhar sobre esse assunto, tornando possível antecipar algumas das intervenções que acontecerão na sala de aula e estar preparado para atuar como mediador entre os conhecimentos prévios dos alunos e os documentos a serem analisados. Talvez, a principal pergunta a ser feita diante das propagandas antigas e das contemporâneas seja: “quais mudanças e quais continuidades podemos apontar?”

Atualmente, muitas peças publicitárias são combatidas por movimentos sociais e pela opinião pública ao reafirmarem estereótipos, vez ou outra a veiculação de determinada campanha é proibida e inclusive surgiram propostas de regulamentação da manipulação digital de fotografias que distorce a aparência real de modelos.

Por conta desse tipo de movimentação, a Câmara dos Deputados está criando um projeto de lei que obriga imagens tratadas com Photoshop virem com uma advertência “Atenção: imagem retocada para alterar a aparência física da pessoa retratada”.

A intenção é acabar com a idealização do corpo feminino que incentiva que mulheres acabem afetando sua saúde por conta dos padrões estéticos. Se vai ser aprovado é uma outra questão…

Comercial da Dove

Comercial Sky

Por Editora Moderna/Natália Rodrigues, assessora especialista de História.

Anúncios
 
Comentários desativados em Publicidade: um estudo sociológico dos padrões femininos

Publicado por em 22/10/2011 em Uncategorized

 

Tags: , , , , , ,

Os comentários estão desativados.

 
%d blogueiros gostam disto: