RSS

Eleições

Oceano Azul
Inteligência Política

Estudos para o período eleitoral

Em política tudo é atitude, percepção e posicionamento.

Hoje, não há muito como pensar uma eleição sem a contribuição do marketing e das pesquisas. A estratégia é o fator individual mais importante em uma campanha e a pesquisa é ainda mais importante em tempos de maior profissionalismo.

A propaganda eleitoral tem três funções simultâneas: reforçar o eleitorado do candidato, ganhar os indecisos e conquistar os eleitores dos adversários.

As campanhas concorrentes tendem a se enfrentar de forma muito parecidas e com o mesmo profissionalismo. Uma forma de diferenciar um candidato da maioria numa disputa é fazendo uso de informações utilizadas na identificação e definição de oportunidades e problemas que ligam o eleitor ao candidato.

Imagem do candidato – este estudo busca avaliar a imagem e o potencial de uma candidatura, do cargo eletivo pretendido, do partido político, das forças aliadas e opositoras existentes e procura identificar os problemas e expectativas dos eleitores em relação ao pleito.

Avaliação da estratégia – este estudo procura avaliar e identificar o que o público-alvo está percebendo ou entendendo do conteúdo da estratégia do candidato, da linguagem empregada e dos formatos adotados para adequar e ajustar a comunicação aos objetivos de campanha eleitoral.

Monitoramento da campanha – este estudo procura monitorar os rumos da campanha, avaliando o desempenho da estratégia de comunicação do candidato e dos concorrentes e a evolução dos resultados das pesquisas quantitativas para identificar novos públicos a serem atingidos e temas de maior ressonância entre eles.

 

Os comentários estão desativados.

 
%d blogueiros gostam disto: