RSS

Opinião

A opinião é um fenômeno social.

Os estudiosos da opinião pública consideram-na um estudo essencialmente interdisciplinar que envolve a Sociologia, a Psicologia Social, a Ciência Política e outras.

A opinião pública é, no mundo moderno, o principal suporte da democracia especialmente na valorização da ação política e representativa.

A mídia é o principal instrumento na formação do imaginário coletivo, pois é a porta de entrada das pessoas para o cotidiano informativo das instituições. O conhecimento que temos do dia-a-dia das instituições públicas, dos lideres políticos e dos acontecimentos na vida de uma cidade, deriva quase que totalmente dos meios de comunicação. Portanto não pode haver opinião pública sem comunicação. Tanto as instituições quanto as pessoas públicas dependem da mídia para se comunicar com a sociedade.

A opinião é o conjunto de crenças a respeito de temas controvertidos ou relacionados com interpretação valorativa ou o significado moral de certos fatos.

A pesquisa de opinião é uma ferramenta completa a disposição da sociedade na análise do comportamento social e institucional, em termos de seus efeitos sobre a comunidade na mediação entre governo e sociedade.

Estudos para administração

Todo governo, instituição e pessoa pública deveria saber como é percebida pelo público.

A pesquisa é a ferramenta mais adequada para medir, avaliar e monitorar como uma informação chega ao público-alvo; verificar o grau de conhecimento e entendimento que as pessoas têm das realizações de uma administração. Além, de ser um importante instrumento na avaliação e monitoramento de programas de atendimento ao público com propósitos gerenciais e de comunicação.

Diagnósticos – este estudo de identificação de uma situação para a tomada de uma posição futura, procura apontar quais os principais problemas relacionados e os pontos fortes existentes para uma ação emergencial e de médio e longo prazo.

Desempenho da administração – este estudo tem como finalidade entender como a administração, vem sendo percebida pelo público-alvo, e assim, adequar estratégias de ação e de comunicação para que possa refletir a realidade.

Estratégia de comunicação – este estudo visa identificar e ajustar a mensagem ao público-alvo da campanha, ou seja, o que efetivamente está sendo comunicado com o que se pretende comunicar com a estratégia adotada.

Recall de campanha – este estudo identifica o impacto da divulgação, o conteúdo assimilado pelo público, o formato melhor percebido, o veículo que repercute mais e as associações foram feitas com o anunciante.

Imagem institucional – este estudo identifica a percepção que o público-alvo tem ou faz dessa ou daquela instituição para descobrir pontos fortes e fracos e adequar o que se pretende transmitir ou comunicar no futuro.

 

Os comentários estão desativados.

 
%d blogueiros gostam disto: